Navegando por Assunto "Comunicação de massa e cultura"
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- DissertaçãoA produção de sentido da transexualidade na telenovela A força do querer: uma análise comunicacional a partir do circuito da cultura(2018) Mattos, GeorgiaEsta pesquisa tem como tema a transexualidade na telenovela A Força do Querer da Rede Globo, guiada pelo questionamento: quais são os sentidos produzidos por esta telenovela sobre a transexualidade? Assim, o objetivo principal deste estudo é entender a representação da transexualidade na telenovela e, para isso, nossos objetivos específicos consistem em entender as relações de gênero e seus desdobramentos para a experiência transexual; discutir sobre o papel da telenovela na cultura brasileira; e entender os sentidos produzidos a partir da representação e do discurso por esta telenovela sobre a transexualidade. Para alcançar tais objetivos, utilizamos o instrumento analítico do Circuito da Cultura, desenvolvido por Paul du Gay et al. (1997), que identificam cinco processos distintos – produção, representação, identidade, regulação e consumo – na construção dos sentidos e dos significados que permeiam as práticas sociais. A partir desses cinco eixos respectivamente, estudamos o modo como a autora da telenovela, Glória Perez, produz suas narrativas, com base no conceito de “autormodelo” de Umberto Eco (1994, 2005) e, assim, analisamos a estrutura narrativa da telenovela segundo o esquema narrativo proposto por Todorov (2011) e Gancho (2006). Nos eixos seguintes, analisamos o discurso da telenovela sob as bases teóricas dos estudos de gênero de Judith Butler (2003) e dos estudos sobre a transexualidade de Berenice Bento (2006), para então, identificarmos os significados atribuídos na representação da telenovela sobre as relações de gênero e a transexualidade, e perceber, dessa forma, que identidade transexual a telenovela construiu. No eixo regulação, traçamos os programas da emissora que abordaram a questão da transexualidade, como uma maneira regulatória de reforçar o discurso sobre a transexualidade. E, por último, observamos os índices de audiência que a telenovela alcançou. Concluímos que a telenovela é um produto midiático importante para o entendimento das questões socioculturais do nosso país, possibilitando refletir sobre a transexualidade e questões LGBT. Apesar de construir uma identidade transexual dentro de um enquadramento estereotipado, o discurso da telenovela se coloca favorável às diferenças identitárias, outrora, excluídas desse mesmo espaço representacional.
- DissertaçãoCinema e imaginário: fragmentos de lembranças(2009) Solla, Ana Maria FidelisEm nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.
- DissertaçãoFolkcomunicação e o desafio do Cururu no Médio Tietê(2019) Rodrigues, Luiz CarlosEste trabalho tem como tema o Desafio de Cururu - repente caipira desenvolvido na região do Médio Tietê (SP), na qual se insere a cidade de Sorocaba. Originário das Festas do Divino, esse movimento de produção artística artesanal caracteriza-se pelo ambiente masculino e corporativo, com reduzidos espaços de apresentação, cujas disputas internas dificultam a renovação de seus membros, além de impedirem a participação de mulheres como protagonistas. O propósito do trabalho consiste em apresentar esses entraves que distinguem tal produção artística a partir do caminho percorrido pelas líderes comunicacionais e cantadoras, Ana Sueli Gardiano e Aparecida Lucas Carvalho, que conseguiram adentrar neste espaço patriarcal. A metodologia adotada nessa empreita inclui a sistematização de experiências acrescida de folkcomunicação, hibridismo cultural, ativismo midiático e o antagonismo ao sincretismo teórico como ferramenta de provocação aos órgãos públicos para valorização das suas práticas socioculturais. As teorias, decorrentes deste trabalho, amalgamadas ao ativismo proporcionaram mudanças nos processos comunicacionais e no relacionamento do poder público de Sorocaba e de outras cidades da região, contribuindo, desta forma, para a valorização cultural da região do Médio Tietê (SP).
- DissertaçãoMediações poéticas em cena: o jornalismo cultural na revista Bravo!(2012) Barelli, Kátia PensaEsta pesquisa busca abordar o jornalismo cultural praticado pela Revista Bravo!, publicação da Editora Abril especializada no gênero, a fim de estabelecer alguns pontos de reflexão sobre a relação que se dá entre o texto artístico em si, o texto do jornalismo cultural e o leitor e/ou espectador. Para tanto, pretende-se compreender o jornalismo cultural praticado pela revista a partir de um contexto da comunicação e da cultura, em que a publicação integra um universo simbólico e uma semiosfera, em diálogo com ambientes comunicacionais diversos que se interrelacionam, tendo como base as teorias de autores como Ivan Bystrina, Iuri Lotman, Norval Baitello Júnior e Edgar Morin, entre outros. Inicialmente, com o objetivo de compreender o lugar do jornalismo cultural nos dias atuais, desenvolve-se um histórico desde o seu surgimento, bem como uma revisão de literatura que abarca o tema. Em seguida, são realizadas análises da sessão que trata de Artes Cênicas a partir de seis edições da revista Bravo!, cujo objetivo é sistematizar algumas reflexões sobre o assunto a partir de uma produção atual, que passa por reportagens, crônicas e críticas. Finalmente, com base nas avaliações realizadas e nos autores estudados, destacam-se alguns modelos e características de textos que se aproximam do leitor e/ou espectador a fim de desenvolver uma mediação poética entre a peça de teatro e a plateia, no sentido de propor ao leitor olhares e sentidos diversos, porém sempre em diálogo com os questionamentos e sensações que a obra de arte promove naqueles que a contemplam. Ressalta-se, como resultado, a importância de jornalistas capacitados e sensíveis para o mundo poético, pois a comunicação proposta passa pelos corpos dos atores / bailarinos dos espetáculos, dos espectadores, do mediador representado aqui por um jornalista, até chegar aos corpos dos leitores, por meio do suporte da revista impressa. Por fim, considera-se que a revista produz um jornalismo cultural ousado e que alguns textos primam pelo poético e pela humanização de seus personagens, fatores que contribuem na formação de um público crítico e sensível às complexidades do mundo da cultura e das artes.
- DissertaçãoViola minha viola: sons, gestos, comunicação e cultura(2010) Arruda, Paulo Rogério deO processo de migração que introduziu o homem rural ao meio urbano, promovido pela industrialização do século XX, estabeleceu novas formas de relacionamento e percepção deste homem com a sua própria cultura. A complexidade da cultura caipira, devido sua origem mestiça, associada ao desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, promoveu a difusão dessa cultura. Por meio da música, a dualidade campo/cidade revelou-se conflitante, pois contendo todos os lugares, contém também suas ausências. Ausência de uma natureza rural idealizada, “pura”. Ao ser mediada pela televisão, especificamente no Viola Minha Viola, da TV Cultura, a cultura caipira faz-se um espaço complexo. Espaço de resistência e de mediação da música caipira de raiz para as antigas e as novas gerações. Além disso, a televisão é um espaço que sofre interferências de outras formas de cultura, o que impede uma origem pura de uma cultura que já nasceu híbrida, como é o caso da cultura caipira.